A Santa Joana está localizada em Santa Vitória do Palmar, estado do Rio Grande do Sul, local curral alto, à aproximadamente 70 km da sede do municÃpio. A propriedade tem a sua base de produção alicerçada na lavoura orizÃcola e na pecuária de corte com a criação de animais da raça Angus.
A criação do Angus na famÃlia começou no ano de 1947, quando Maneca Amaral, adquiriu os primeiros reprodutores, trazidos do Uruguai. Na época se buscavam animais mais rústicos e produtivos, o que caracteriza bem a raça. Desde então até hoje, mais de 70 anos já se passaram, dedicados ao trabalho de seleção da raça Angus. O aprimoramento se deu a partir da década de 1980, quando começaram a ser tatuados os primeiros animais.
A famÃlia já está na terceira geração de criadores de Angus, sendo que a propriedade é administrada, desde 1986, pelo Engenheiro Agrônomo Ulisses Rodrigues Amaral, que focou o trabalho, desde que assumiu a propriedade na busca incessante do aperfeiçoamento genético do rebanho.
Em 1988 foi feito o controle de Promebo, da primeira geração, de produtos da Santa Joana, desde então, já são inúmeras gerações controladas e aperfeiçoadas através de um rigoroso trabalho de pressão de seleção e melhoramento genético, de forma ininterrupta.
Em 2002 a Santa Joana iniciou um trabalho pioneiro dentro da raça, no Brasil, que é a avaliação de carcaça dos animais, através da técnica de ultrassonografia em tempo real, pela medição da gordura subcutânea e área de olho de lombo, dados esses que permitem buscar a seleção de animais mais precoces e que tenham um maior rendimento de cortes comerciais. Os reprodutores que trabalham hoje na Santa Joana, são selecionados dentro do rebanho e escolhidos entre os indivÃduos com desempenho superior no Promebo para Ãndice de Carcaça.
Todo esse rigor na seleção deu a Santa Joana, a honra de ser a 1º Cabanha da raça no Brasil a receber o prêmio Mérito Genético da Associação Brasileira de Angus, em 2007. Prêmio esse que voltou a conquistar o primeiro lugar em 2012, 2013 e 2015, tornando-se tetracampeã, e a Cabanha maior vencedora. Também em 2013 a Cabanha recebeu a indicação da Revista Dinheiro Rural, uma publicação da editora Três, para o prêmio Melhores da Dinheiro Rural, na categoria Destaques da Pecuária Raças Taurinas, ficando colocada em 2º lugar a nÃvel nacional.
Em 2008 e 2009 a Associação Brasileira de Angus, selecionou reprodutores, com destaque nacional, para fazerem parte do Teste de Progênie Angus, esses indivÃduos foram escolhidos por vencerem Exposições de Elite como a Expointer, ou por destacarem-se em programas de melhoramento genético, nessas duas edições a Cabanha esteve presente com os touros Santa Joana 5545 e Santa Joana 1069, lÃderes de desempenho no Promebo.
Desde quando foram editados os primeiros sumários de touros da raça Angus no PROMEBO, a Santa Joana apresenta animais destacados. No último sumário de touros, na edição dos 41 anos do Programa, edição 2015/2016, a Santa Joana apresenta 3 reprodutores colocados entre os 10 primeiros para Ãndice final, sendo o touro Santa Joana 1023, o 3º melhor touro para Ãndice final, destacando-se também como 3º melhor touro para Ãndice de desmama e 6º melhor para Ãndice de carcaça, demonstrando o grande potencial melhorador desse reprodutor, que hoje é de propriedade de Flor Amaral, um dos grandes incentivadores da Santa Joana. Nesse mesmo sumário figuram como destaque também os touros Santa Joana 714, Santa Joana 5545, Santa Joana 1069(mergulhão) de propriedade da ABS, Santa Joana Fullback 24 TE (lÃder para Ãndice de desmama). Também nas vacas lÃderes PC do sumário aparece a vaca Santa Joana 2571, na 2º colocação, ventre esse que em 2013 foi a vaca lÃder, enfim inúmeros são os animais que a Cabanha tem bem representados no sumário, comprovando o eficiente uso do PROMEBO, que a Santa Joana dá a seleção por performance dos seus animais.
A base de trabalho da propriedade é em cima de animais puro por cruza, no entanto em 2004, teve inÃcio um trabalho de seleção com animais puros de origem (PO), principalmente através da transferência de embriões. Hoje a Cabanha já conta com um número consistente de animais PO, para o trabalho de melhoramento genético.
Somos participantes fundadores do Grupo Só Angus, onde 4 Cabanhas Parceiras, dentre as quais a Santa Joana realizam remates conjuntos desde 2001, em Pelotas e Santa Vitória do Palmar. O Remate Só Angus que é considerado um dos mais importantes da região sul, é realizado anualmente durante a expo-feira de Pelotas no segundo domingo do mês de outubro. Já o remate Só Angus Mergulhão é realizado na expo-feira de Santa Vitória do Palmar no final do mês de outubro
Rua Barão do Rio Branco, 422
Santa Vitória do Palmar - RS
(53) 3263.1067 - (53) 9975.8086